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Gestão Estratégica de Compras e Negociação
27/06/2023 / 14:00 - 28/06/2023 / 18:00
Motivação Em um cenário competitivo, saber o que, quanto, quando e como comprar é condição essencial, portanto, entender o desenvolvimento da atividade Compras, que passou de uma função independente a uma função integrada é de fundamental importância
É aceito que uma competência-chave do profissional de compras é a sua habilidade de negociação, portanto, Devemos aprender a negociar. Negociação não é um DOM NATURAL, é ARTE que se APRENDE, PRATICA e APERFEIÇOA.
Objetivo: Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função “compras e da negociação, levando em consideração a mudança de uma abordagem ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo – ganha-ganha.
Conteúdo Programático:
MÓDULO I – GESTÃO DE COMPRAS
Introdução
- A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Estratégia da Empresa
- Função do Comprador
- Perfil do Comprador 4.0 (Soft Skills e Hard Skills)
- Desafios do Comprador 4.0
Processo DE COMPRAS
- Requisição de compras (identificando a demanda)
- Pedido de Compras (Efeitos administrativos e legais)
RFP / RFI / RFQ . o QUE SÃO, QUANdO E COMO UTILIZAR.
- RFP (Request for Proposal) “Solicitação Técnico/
- RFQ (Request For Quotation), Elaboração e Equalização”
- RFI(Request for Information) utilizado na identificação de soluções
GESTÃO DE FORNECEDORES
- IQF’s. e KPI’s Indicadores de Avaliação e Desempenho
- Matriz KRALJIC: conceito, aplicação e como montar uma matriz
- Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
- Matriz de Riscos SRA – (Supplier Risk Assessment)
Estratégia Suprimentos – Abordagem ao Mercado.
- Global Sourcing
- RFI (Request for Information) utilizado para posicionamento estratégico
Soluções Tecnológicas
- E-Procurement, (Leilões de Compras e Reverso)
- Outsourcing: vantagens e desvantagens
Gestão de Compras
- TCO (Custo total de obtenção)
- Cost Avoidance ou custo evitado
- Lote Econômico de Compra
Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
KPI’s. Indicadores de Desempenho do setor de compras
Exercícios.
módulo II – NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES
“Vencedores” não são somente competentes, mas obtêm o que desejam, por meio da negociação.
Negociação em Compras
- Conceito de Negociação
- Importância da Comunicação Verbal e Corporal nas negociações
- As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)
TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO
- Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)
ÉTICA EM COMPRAS
- Conduta Ética
Exercício Auto Avaliação do Perfil Negociável.
Carga Horária: 08 horas.
Instrutor:
- Mestre em Administração de Empresas – “Inovações e estratégias” pela UNICID;
- Graduado em Administração de Empresas pela UniFai;
- Pós–Graduado em Administração da Produção pela FEI;
- Pós-Graduado em Logística Empresarial pela FEI (Faculdade de Engenharia Indl.);
- Consultor e Professor titular das disciplinas: Planejamento da Produção (PPCP), Logística Empresarial e Integrada, Supply Chain, Transporte e Qualidade na Universidade São Judas Tadeu (Cursos de Curta Duração), FMU (Tecnológico) e FAAP(Pós-Graduação);
- 40 anos de experiência nas áreas de produção, logística de Materiais, Compras/Suprimentos e Negociação empresas dos ramos Têxtil, Eletrodomésticos, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos, Ferramentas p/Construção e Serviços.
Carga Horária: 8h
Informações Úteis:
Data: 27 e 28 de Junho de 2024 14h às 18h
Online ao vivo
Investimento: 1690,00. Para inscrições pagas com até 21 dias de antecedência o valor será reduzido para R$1390,00