Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Gestão Estratégica de Compras e Negociação

27/06/2023 / 14:00 - 28/06/2023 / 18:00

Motivação Em um cenário competitivo, saber o que, quanto, quando e como comprar é condição essencial, portanto, entender o desenvolvimento da atividade Compras, que passou de uma função independente a  uma função integrada é de fundamental  importância

É aceito que uma competência-chave do profissional de compras é a sua habilidade de negociação, portanto, Devemos aprender a negociar. Negociação não é um DOM NATURAL, é ARTE que se APRENDE, PRATICA e APERFEIÇOA.

Objetivo: Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função “compras e da negociação, levando em consideração a mudança de uma abordagem ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo – ganha-ganha.

 Conteúdo Programático:

MÓDULO I – GESTÃO DE COMPRAS

 Introdução

  • A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Estratégia da Empresa
  • Função do Comprador
  • Perfil do Comprador 4.0 (Soft Skills e Hard Skills)
  • Desafios do Comprador 4.0

Processo DE COMPRAS

  • Requisição de compras (identificando a demanda)
  • Pedido de Compras (Efeitos administrativos e legais)

RFP / RFI / RFQ . o QUE SÃO, QUANdO E COMO UTILIZAR.

  • RFP (Request for Proposal) “Solicitação Técnico/
  • RFQ (Request For Quotation), Elaboração e Equalização”
  • RFI(Request for Information)  utilizado na identificação de soluções

GESTÃO DE FORNECEDORES

  • IQF’s. e KPI’s Indicadores de Avaliação e Desempenho
  • Matriz KRALJIC: conceito, aplicação e como montar uma matriz
  • Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
  • Matriz de Riscos SRA – (Supplier Risk Assessment)

 Estratégia Suprimentos – Abordagem ao Mercado.

  • Global Sourcing
  • RFI (Request for Information) utilizado para posicionamento estratégico

 Soluções Tecnológicas

  • E-Procurement, (Leilões de Compras e Reverso)
  • Outsourcing:  vantagens e desvantagens

Gestão de Compras

  • TCO (Custo total de obtenção)
  • Cost Avoidance ou custo evitado
  • Lote Econômico de Compra

Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio

O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro

KPI’s. Indicadores de Desempenho do setor de compras

Exercícios.

módulo II – NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

“Vencedores” não são somente competentes, mas obtêm o que desejam, por meio da negociação.

Negociação em Compras

  • Conceito de Negociação
  • Importância da Comunicação Verbal e Corporal nas negociações
  • As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)

TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO

  • Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)

 ÉTICA EM COMPRAS

  • Conduta Ética

 Exercício Auto Avaliação do Perfil Negociável.

 Carga Horária: 08 horas.

 Instrutor:  

  • Mestre em Administração de Empresas – “Inovações e estratégias” pela UNICID;
  • Graduado em Administração de Empresas pela UniFai;
  • Pós–Graduado em Administração da Produção pela FEI;
  • Pós-Graduado em Logística Empresarial pela FEI (Faculdade de Engenharia Indl.);
  • Consultor e Professor titular das disciplinas: Planejamento da Produção (PPCP), Logística Empresarial e Integrada, Supply Chain, Transporte e Qualidade na Universidade São Judas Tadeu (Cursos de Curta Duração), FMU (Tecnológico) e FAAP(Pós-Graduação);
  • 40 anos de experiência nas áreas de produção, logística de Materiais, Compras/Suprimentos e Negociação empresas dos ramos Têxtil, Eletrodomésticos, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos, Ferramentas p/Construção e Serviços.

Carga Horária: 8h

Informações Úteis:

Data: 27 e 28 de Junho de 2024 14h às 18h

Online ao vivo

Investimento: 1690,00. Para inscrições pagas com até 21 dias de antecedência o valor será reduzido para R$1390,00

Detalhes

Início:
27/06/2023 / 14:00
Final:
28/06/2023 / 18:00
Categoria de Evento:
×