Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Planejamento Orçamentário

18/07/2023 / 14:00 - 27/07/2023 / 18:00

Planejamento Orçamentário
18, 20, 25 e 27 de Julho de 2023, das 14h às 18h

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a elaborar e gerenciar orçamentos empresariais, fornecendo as ferramentas necessárias para a tomada de decisões financeiras estratégicas. Ao longo do curso, os participantes aprenderão a definir cenários, elaborar peças orçamentárias, analisar demonstrativos financeiros e indicadores de desempenho, bem como a identificar e gerenciar riscos financeiros. O curso também abordará temas como o ciclo orçamentário, o processo orçamentário, as premissas orçamentárias e a importância da contabilidade de custos, entre outros tópicos relevantes para a gestão orçamentária.

Objetivos
Com o curso os alunos poderão:
• Compreender e organizar as principais etapas do ciclo orçamentário.
• Identificar as peças orçamentárias e seu conteúdo que são relevantes para sua organização.
• Selecionar fontes de informação relevantes para a elaboração do orçamento.

Módulo 1: Contabilidade de Custos
Este módulo aborda como o sistema de custo pode medir, registrar e analisar os custos. Permite aos gestores a entenderem os custos de produção e tomar decisões baseadas em informações precisas e confiáveis.

• Pontos de Equilíbrio de Caixa, Contábil e Econômico: Aborda Indicadores que mostram a relação entre a receita e os custos. Permite aos gestores determinar o ponto de equilíbrio da empresa e, assim, ter uma referência para definir metas e objetivos do orçamento
• Receitas, Custos Variáveis e Custos Fixos: Aborda conceitos fundamentais para a gestão financeira da empresa e para o cálculo do lucro. Permite aos gestores entender a evolução das receitas e custos, e assim, fazer uma projeção mais precisa dos resultados esperados e incluí-lo no orçamento.
• Graus de Alavancagem Operacional e Financeira: Indicadores que mostram a proporção de dívida na estrutura de capital da empresa. Ajuda os gestores a avaliar a capacidade da empresa em gerar lucros suficientes para pagar suas dívidas e como a empresa pode alavancar os resultados. Muito importante na construção do orçamento de investimentos.

Módulo 2: Demonstrativos Financeiros
Serão analisados os relatórios que mostram a posição financeira da empresa e que permite aos gestores avaliar a situação financeira atual da empresa. Desta forma, os gestores podem tomar decisões mais embasadas em relação aos investimentos, despesas e receitas.

• Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício: Aborda relatórios que mostram a posição financeira e o desempenho da empresa. Permite aos gestores avaliar o desempenho da empresa em termos de lucro ou prejuízo.

• Análise e Interpretação de Notas Explicativas: Explora a leitura e interpretação das notas explicativas permitindo que os gestores a entenderem detalhes dos números.
• Indicadores de Liquidez, Atividade, Endividamento e Rentabilidade: Aborda indicadores financeiros que avaliam a saúde financeira e o desempenho da empresa. Permite aos gestores avaliar a saúde financeira e o desempenho da empresa e na definição de metas a serem alcançadas.

Módulo 3: Orçamento e Controle

Serão estudados os conjuntos de práticas para gerir e controlar os orçamentos e consequentemente os resultados financeiros da empresa. Além de melhorar a coordenação do orçamento, aumenta a precisão das peças orçadas.

 

• Definição e Importância do Orçamento: Aborda conceitos básicos sobre orçamento empresarial e seus tipos.
• Plano de Contas e o Orçamento: Aborda a estrutura de classificação contábil utilizada no orçamento. A discussão fornece uma estrutura de classificação contábil que permite a análise e o controle dos principais dados da empresa.
• Papéis e Responsabilidades na Gestão Orçamentária: Definição de responsabilidades na elaboração do orçamento precisa ser clara para garantir a elaboração de um orçamento empresarial preciso e eficaz. Também permite clareza no monitoramento e correção do desempenho quando necessário.
• Identificação e Coleta de Informações: Aborda o processo de coleta de informações para elaboração do orçamento. A identificação e a coleta de informações são etapas fundamentais na elaboração do orçamento empresarial.
• Ciclo e processo orçamentário: Etapas do processo orçamentário permite estruturar as principais etapas para a elaboração, execução e controle do orçamento da empresa.
• Premissas Orçamentárias: Premissas orçamentárias são as hipóteses e critérios utilizados para a elaboração do orçamento empresarial. Essas premissas incluem variáveis como vendas, custos, despesas, políticas e investimentos futuros. Os gestores devem avaliar cuidadosamente as premissas orçamentárias para garantir que elas sejam realistas e coerentes com as estratégias e objetivos da empresa.

Módulo 4: Peças orçamentárias
Planejamento da composição do orçamento. O orçamento pode abordar diversas peças orçamentárias e exploraremos algumas delas. O orçamento de receita e de custos e despesas são os mais relevantes do processo.

• Peças Orçamentárias: aborda o conjunto de documentos que integram o orçamento da empresa. Permitem uma visão global do planejamento financeiro, permitindo a tomada de decisões mais assertivas e alinhadas com a estratégia da empresa.
• Estrutura de Vendas: Projeção de vendas esperadas para um determinado período. Permite uma previsão de receita e orienta a elaboração do orçamento.
• Orçamento de custos e despesas: O orçamento de custos e despesas é fundamental para os gestores de orçamento, pois permite que a empresa preveja e planeje seus gastos com maior precisão, garantindo que haja recursos suficientes para cobrir essas despesas.

Módulo 5: Orçamento de investimentos e Financiamentos e orçamento de caixa

Projeção dos investimentos necessários e da captação de recursos para viabilizá-los. Permite uma gestão adequada do fluxo de caixa e a identificação de possíveis limitações financeiras além da projeção das entradas e saídas de caixa para um determinado período.

• Plano de investimentos: Aborda o plano de alocação de recursos para investimentos em um determinado período. Auxilia na tomada de decisões de investimento alinhadas à estratégia da empresa e permite identificar fontes de financiamento.
• DRE orçado: Discute a projeção de resultados esperados para um determinado período. Permite avaliar o desempenho da empresa e identificar oportunidades de melhoria para o negócio.
• Orçamento de caixa: Pressupostos utilizados para a elaboração do orçamento. Permitem avaliar a sensibilidade do orçamento a variações das premissas e tomar decisões mais precisas a partir disso.

Os instrutores:

Doutorando em Administração pela FGV, mestre em Economia pelo Insper, graduação em Administração pela USP. Atualmente é consultor e professor nas áreas de finanças e contabilidade. Trabalhou em instituições financeiras como Banco Itaú, Banco Votorantim, Santander, Citibank, Banco ABC Brasil e Banco Safra. Experiência acadêmica nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Economia Geral, Mercado Financeiro e de Capitais, Risco, Administração Financeira, Matemática Financeira, Ciências Contábeis e Métodos Quantitativos em Economia

e

Graduado na Fundação Santo André em Administração de empresas. Licenciatura em Administração de empresas pelo Centro Paula Souza. Mestrado em Administração pela USCS. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Administração de empresas pelo Mackenzie. Consultor na área de planejamento estratégico, modelo de negócio e indicadores de desempenho. Trabalha hoje na Universidade Federal de São Paulo (Graduação e Mestrado) na FECAP (Graduação e Mestrado) e Insper (Lato Sensu). Atuou em multinacional do segmento automotiva e em empresa familiar. Atuou também como membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GE.GIES do Conselho Regional de Administração e da Associação nacional dos MBAs (ANAMBA). Atualmente é membro do conselho que define os indicadores do segmento de Saneamento (Guia de Referência para Medição do Desempenho – GRMD). Forte atuação com treinamentos e consultoria em associações e sindicatos patronais (AESABESP, SESCON, FECAP CORPORATE, IDEA9 e SINDIPEÇAS) atuando em empresas como Grupo SEB, Melitta, SP Trans, Sabesp, Maxion, KPMG, Kostal entre outras. Pesquisador na área de estratégia, controladoria, governança e sustentabilidade diversos artigos científicos publicados em congressos e revistas científicas nacionais e internacionais. Editor chefe da revista científica Liceu On-line e editor associado da Revista RBGN.

Informações úteis:

Treinamento com 16h de carga horária.

Datas: dias 18, 20, 25 e 27 de Julho, das 14h às 18h

Investimento: 2990,00 Reais. Inscrições pagas com até 21 dias de antecedência terão o valor reduzido para 2790,00 Reais.

Detalhes

Início:
18/07/2023 / 14:00
Final:
27/07/2023 / 18:00
×