- Este evento já passou.
Gestão Estratégica de Custos e Formação do Preço de Venda
20/01/2022 / 14:00 - 21/01/2022 / 18:00
Objetivo: proporcionar a compreensão da dinâmica de mercados e seus impactos na lucratividade das empresas. Perceber a importância do custo no contexto decisorial, além de transformar seu conhecimento em um instrumento para enfrentar a concorrência. Tornar as empresas mais saudáveis, em termos econômicos e financeiros, e possibilitar a correta mensuração de decisões empresariais nos resultados.
A quem se destina: empresários, diretores e gerentes de departamentos financeiros de empresas que tenham necessidade de informações precisas para a tomada de decisão. Para as empresas que atravessem problemas financeiros, este curso será importante na identificação das verdadeiras causas. Já as empresas que estejam em processo de crescimento de sua estrutura, tal curso poderá auxiliar na compreensão dos FFS (Fatores Financeiros de Sucesso).
Benefícios: aprendizado dos conceitos financeiros e sua aplicação em projetos especiais ou na elaboração dos DFI (Demonstrativos Financeiros Internos). Desenvolvimento de um conjunto de relatórios financeiros exclusivamente para este curso e envio aos participantes para aprimoramento dos DFI. Disponibilização das planilhas aos participantes, bem como de realização de casos reais dos participantes.
Conteúdo Programático:
Conceitos, definições e terminologias
Elementos de Custos
Classificação: gastos e custos
Custos diretos, indiretos e Fixos
Elementos de Custos
-
Matéria-Prima
-
Mão de Obra
Direta
Indireta
Terceirizada
-
Encargos Sociais
Embalagem
Serviços Terceirizados
Frete
-
Centros de Custos
Critérios para Formação
Classificação dos Centros de Custos
Técnicas de Rateio
-
-
Processos de Acumulação: por Processo, por Ordem de produção
-
Processos de Mensuração
-
Custo Estimado
Custo-Padrão
Custo Histórico ou Real
-
-
Processos de Apropriação
-
RKW ou Pleno
Absorção
Variável
Processos de Distribuição dos Gastos Indiretos
-
Taxas Pré-Determinadas
-
Departamentalização
-
Custo ABC (Activity Based Costing)
-
UEP – Unidade de Esforço de Produção
Processos de Gestão de Custos
-
GECON – Gestão Econômica
-
TOC (Theory of Constraints) – Teoria das Restrições
-
TQM (Total Quality Management) – Qualidade Total
-
ABM (Activity Based Management) – Gestão das Atividades
-
GEC – Gestão Estratégica de Custos
Interação do conteúdo na prática
-
-
Apresentação de uma série de estudos de casos
-
Discussão em grupo sobre o caso proposto
-
Desenvolvimento do caso em seções – conforme orientação do professor
-
Discussão dos resultados em grupo e suas limitações
-
Apresentação das dúvidas conceituais e de aplicação dos participantes
-
Resolução dos casos particulares que forem apresentados no treinamento
-
Formação de Preços
-
-
Preço com base em custos (visão do portão para dentro)
-
Preço com base em mercado (visão do portão para fora)
-
Efeito tributário na formação do preço
-
Processos de formação de preço em ambientes complexos
-
Metodologia: consistirá em exposição, discussão e debate dos conceitos e suas respectivas aplicações. Para tanto há o uso de projetor e quadro branco. Para a aplicação dos conceitos utiliza-se o “método do caso”, amplamente utilizado no mundo dos negócios e legitimado pela Harvard Business School. Aconselhamos a utilização de notebook aos participantes que dominarem o software Excel para o desenvolvimento dos casos.
Carga Horária: 8 horas
Instrutor:
Administrador de empresas, pós-graduação em finanças, mestre em controladoria e finanças (PUC-SP), cuja dissertação mereceu nota 10 com louvor, recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras. É docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários como CIESP, IDORT, INTEGRAÇÃO, e diversos sindicatos patronais. Ministra treinamentos e palestras empresariais. É professor universitário há 15 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA). Atuou como executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de US$ 100.000.000. É consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de portes e segmentos diferenciados. Autor dos livros. Com larga experiência em economia, gestão de negócios, finanças pessoais e orientação profissional é frequentemente requisitado a participar de reportagens para a mídia impressa e eletrônica: DCI, Valor Econômico, Brasil Econômico, Jornal da Tarde, Isto É Dinheiro, Exame, Portal Terra, Rádio CBN, BandNews, Rádio Bandeirantes, TV Globo, Record News e TV Estadão. Entrevistas e artigos.
Metodologia: consistirá em exposição, discussão e debate dos conceitos e suas respectivas aplicações. Para tanto há o uso de projetor e quadro branco. Para a aplicação dos conceitos utiliza-se o “método do caso”, amplamente utilizado no mundo dos negócios e legitimado pelaHarvard Business School. Aconselhamos a utilização denotebookaos participantes que dominarem o software Excel para o desenvolvimento dos casos.
Carga Horária: 8 horas
Informações Úteis:
Data: 20 e 21 de Janeiro de 2022, das 14h às 18h
Investimento: R$1.790,00. Inscrição pagas até o dia 02 de Janeiro terão o investimento reduzido para R$1.490,00.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais.
Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 2440-5029.
Detalhes
- Início:
- 20/01/2022 / 14:00
- Final:
- 21/01/2022 / 18:00
- Categoria de Evento:
- Financeiro